Lisboa É o destino ideal para uma pausa na cidade durante o outono. Há muitas coisas para fazer em Lisboa, mesmo quando chove. Na nossa opinião, se tiver apenas alguns dias para passar em Lisboa, não gaste o seu tempo em Museus, excepto se estiver interessado em algum tema específico, mas passe o seu tempo nas ruas. As ruas de Lisboa são um museu em si.
Lisboa tem uma história forte. No século XV, Lisboa era a capital da expansão portuguesa. Esta época é também conhecida pelos Descobrimentos. Os portugueses tinham uma experiência de navegação excepcional na época e estabeleceram rotas comerciais em meio mundo.
Em 1498, o português Vasco da Gama partiu de Belém, Lisboa, para descobrir o caminho marítimo para a Índia. Sessenta anos depois, Lisboa controlava os portos do Brasil a Macau, tornando-se uma das cidades mais ricas da Europa. Com tanta riqueza, Lisboa conseguiu financiar edifícios extravagantes como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos em Belém. Também data dessa época o emblemático palácio do Terreiro do Paço, ainda que reconstruído após o Grande Terramoto de 1755.
A riqueza parecia infinita em Lisboa com o ouro recentemente descoberto no Brasil, mas esta segunda “era de ouro” terminou abruptamente com o Grande Terremoto de 1755. O Marquês de Pombal reconstruiu rapidamente a cidade. Desde então, a “Baixa” (centro da cidade) tem um padrão de grelha.
Depois do Terramoto, Lisboa nunca recuperou a sua influência económica. Hoje em dia Lisboa floresce como um excelente destino de férias e também entre os estudantes europeus de intercâmbio (Erasmus), Lisboa é muito popular graças ao seu baixo custo de vida, excelente clima, festas fantásticas, localização perto da praia e universidades reconhecidas mundialmente.
Alfama é um dos “Bairros” (bairros) mais originais e autênticos de Lisboa, sendo o mais antigo. Situa-se na encosta entre o Castelo de São Jorge e o Rio Tejo. Se gosta de caminhar, recomendamos que calce os sapatos e se perca pelas ruas estreitas desta zona idílica da cidade.
A pé é certamente a melhor forma de explorar Alfama, mas esteja preparado para muitas colinas e escadas. Pode ser um passeio cansativo, mas vale a pena, pois encontrará muitas praças escondidas e miradouros de cortar a respiração.
O Castelo de São Jorge está localizado no topo de uma das Sete Colinas de Lisboa. É um castelo mourisco que ocupa o topo de uma colina imponente com uma bela vista sobre o centro histórico da cidade de Lisboa e o rio Tejo. O Castelo caracteriza-se pela sua cidadela fortificada e data do período medieval da história portuguesa. O Castelo é seguramente um dos principais locais turísticos de Lisboa.
Se o Castelo falasse, teria muito para contar – foi casa dos Visigodos no século V, no século IX passou para os Mouros, para os Cristãos no século XII e para a realeza dos séculos XIV a XVI .
A Torre de Ulisses é uma das principais atrações do Castelo. A sua “câmara obscura” oferece um ângulo único de 360 graus sobre Lisboa. Além das vistas, existem também algumas galerias que exibem relíquias de séculos passados.
Para subir ao castelo e explorar o bairro de Alfama, sugerimos que apanhe o eléctrico 28. Mesmo que não saiba bem para onde ir ou o que fazer e esteja cansado de caminhar, entre neste eléctrico e deixe-o levá-lo por Lisboa. Seu percurso é circular, então em algum momento você voltará ao ponto de partida.
O Bairro Alto é um dos bairros mais badalados de Lisboa, fica na colina oposta à do Castelo, sendo separado pela praça do Rossio. No Bairro Alto, durante o dia, encontrará muitas pequenas boutiques que vendem peças únicas de roupa super trendy, lojas vintage de segunda mão ou lojas de tatuagens.
Você também pode encontrar cafeterias aconchegantes para os dias de chuva. À noite, o Bairro Alto é popular, aqui tudo é possível. Quase todos os dias da semana, a partir das 23h00, o Bairro Alto começa a tornar-se um local movimentado para beber.